Sobre o 181

O Disque Denúncia

O Disque Denúncia 181 é um serviço destinado a mobilizar a sociedade na luta contra o crime e a violência no Estado de Mato Grosso do Sul. Foi criado em abril de 2002 com o objetivo de permitir a parceria da polícia com a sociedade, proporcionando uma resposta rápida e efetiva no combate ao crime.

As ligações telefônicas efetuadas para o Disque Denúncia não tem custo para o denunciante e são realizadas por meio do número 181. O serviço atende de forma ininterrupta e sua principal característica é o caráter sigiloso dos procedimentos, já que em momento algum o denunciante precisa se identificar.

O nosso compromisso é verificar todas as informações sem o envolvimento da fonte, evitando assim sua exposição a qualquer tipo de risco.

Em todos os locais em que foi instalado, o Disque Denúncia tem recebido uma resposta significativa da população, por isso, representando uma importante arma na luta contra a violência e a criminalidade. Em Mato Grosso do Sul, o serviço vem obtendo resultados expressivos desde a sua criação, ajudando na desarticulação de quadrilhas, apreensão de drogas, armas, na prisão de criminosos condenados e foragidos.

Objetivos

  • Permitir que a sociedade efetue denúncias, colaborando com a segurança pública, aumentando a eficiência das ações policiais;
  • Estimular o cidadão a adotar um comportamento proativo caso testemunhe ou tenha conhecimento da existência de algum delito;
  • Reunir provas que resultem na punição a autores de atos delituosos;
  • Desencorajar a prática de crimes, contravenção penal e ações antissociais, erradicando a sensação de impunidade em razão da possibilidade de constante monitoramento por parte da sociedade.

Atuação

  • O Disque Denúncia 181 é mantido pela Polícia Militar;
  • O serviço atende 24 horas por dia, garante o anonimato do denunciante e as ligações à Central não são rastreadas;
  • Depois de recebida, a denúncia é analisada e despachada ao setor competente do órgão responsável para apuração.

Material para divulgação